sexta-feira, 16 de março de 2007

Aula 05 – General Electric (GE)

1. Leilão, pois a GE envia um pedido de orçamento para diversos fornecedores. Em seguida, escolhe o fornecedor que enviou a oferta mais atrativa.





2. O comércio eletrônico é dividido em dois grupos: o B2B (Business-to-Business) e o B2C (Business-to-Consumer). O B2B são os negócios feitos entre empresas, que podem ser usuárias dos produtos, compradoras ou vendedoras. Já O B2C são as vendas de empresas ao consumidor final. As lojas vendem seus produtos e serviços através de um web site para uso pessoal do cliente. A GE pratica B2B posto que é uma negociação via comercio eletrônico de empresa para empresa.





3. Em minha opinião, essa mudança foi ocasionada pela expansão da internet, que gerou novas oportunidades de negócios, inclusive serviços. Além disso, o setor de terciário é o setor que mais tem crescido atualmente, e uma ferramenta como a internet possibilita uma diversificação maior desses novos serviços que estão surgindo.

6 comentários:

Renata S. S. Guizzardi disse...

Querida Laíz,

O que aconteceu que vc não postou nenhum resumo até hoje? Vc é tão participativa em aula, não combina com vc... Se for algum problema, por favor me procure, pois no momento, vc está com "0" em todos os resumos! E se vc não tá lembrando, essas notas entram com o mesmo peso dos trabalhos e exercícios para calcular a média do bimestre. Me dê notícias, tá?

Um abraço,
Renata

Anônimo disse...

Como a assimetria da informação e o conflito de agencia se relacional com a integridade da base de dados no contexto da segurança da informação?

... disse...

Ei Laiz!

Aqui está a pergunta:

Qual o principal desafio enfrentado na tentativa de aumento da venda de serviços? Como a prática do e-commerce pode ajudar nisso?

Renata S. S. Guizzardi disse...

Laiz,

Como a pergunta do Juan cita conceitos não aprendidos na matéria de TI e sim em outra matéria que vcs estão fazendo, então espero que vc inclua na resposta uma breve definição de cada um desses conceitos, que são assimetria da informação e conflito de agência. Detalhe: é pra ser breve mesmo, se possível, definir esses conceitos em uma ou duas frases.

Renata S. S. Guizzardi disse...

boa sorte e um beijão!
Renata

LEONARDO FADEL disse...

A segurança da informação é o bem mais valioso de uma instituição ou empresa, ela busca reduzir no máximo possível os riscos de vazamentos de informações, fraudes em arquivos, banco de dados, erros humanos e operacionais, uso indevido do sistema por falta de treinamento, sabotagens,
paralisações de rede ou serviços, roubo de informações ou qualquer outra ameaça que possa prejudicar a instituição ou equipamentos da mesma

Resposta 1) Qualquer solução de segurança deve satisfazer os princípios da Confidencialidade, Autencidade, Integridade e disponibilidade.

Resposta 2) A questão é que vírus, cavalos de tróia, spam, pessoas mal intencionadas sempre irão existir, e quando conectados à internet estamos sujeitos a isso tudo, mas o que podemos fazer é nos proteger da maior forma possível para que tenhamos o menor perigo possível e, claro, termos o bom senso e nos perguntarmos se isso ou aquilo pode me ocorrer riscos ao meu acesso.
Alguma dica importante para uma navegação segura é entrar em sites conhecidos, fazer downloads de programas e arquivos de empresas conhecidas principalmente de seu site oficial e de site confiáveis, estar com seu antivírus e spywares sempre atualizado passando no mínimo de duas em duas semanas ou quando notar algo diferente.
Para ter uma maior privacidade, seria melhor não colocarem dados pessoais nos sites de relacionamentos, como telefone, endereço, e falar sempre o básico resumido de você, ou nada, evitando assim que todos saibam de sua vida e tenha acesso a sua intimidade. E cuidado com os acessos a locais que não sejam a sua residência, muita gente acessa páginas de seu trabalho, escola, casa de amigos, lan houses, e muitas vezes esquecem estas páginas abertas, ou até por falta de cuidado e atenção, esquecem de desmarcar a opção de armazenar nome de usuário e senha na página, MSN ou o que for, facilitando assim a pessoa que estiver de má fé sobre você. Spam... É uma praga que está sempre nos e-mails. São mensagens falando que fulano de tal lembrou de você e lhe enviou um cartão, ou algum site de promoção que pede para clicar em algum link, contas de telefone para serem pagas, e por aí vai, dependendo da criatividade da pessoa, estes spams com seus cavalos de tróia embutidos instalam keylogger no micro da vítima, fazendo com que tudo que seja digitado seja copiado e enviado ao hacker, então esta pessoa tem sua senha de e-mail, MSN, orkut, banco e por aí vai.
No caso de receber algum e-mail destes, sempre fique com um pé atrás e não o abra mesmo que seu antivírus esteja atualizado, pois pode ser um vírus recém lançado, pergunte a alguém, só abra se tiver certeza.
O uso de algum programa firewall também é de grande ajuda para bloquear algumas portas de conexão com a internet que ficam abertas desnecessariamente, e alertando também de qualquer acesso indevido.
Possíveis sintomas para saber que está infectado por alguma praga: note que a CPU não pára de piscar, sendo que você não está acessando, baixando, fazendo nada. Repare se seu micro reinicia no meio de algum processo, que está muito lento, arquivos somem ou não abrem. Estes sintomas já vale uma verificação com o seu antivírus.