Nesta aula tivemos a oportunidade de conhecer a linguagem XML (eXtensible Markup Language), uma recomendação da W3C e em grande expansão por sua flexibilidade e por permitir grandes avanços no desenvolvimento da Web.
A linguagem XML é de formatação parecida com a HTML, porém como alguns podem pensar, a XML não foi criada para substituir a HTML, e sim complementá-la. A duas linguagens possuem objetivos bem distintos: enquanto a HTML foi criada para “mostrar” a informação e se concentrar na forma como ela aparece, a XML foi criada para “descrever” a informação armazenando, estruturando e disponibilizando esta.
Além disso, a XML não possui tags pré-definidos, como é o caso da HTML, ficando a cargo do designer conforme definir os tags a serem utilizados, conforme sua necessidade.
Uma grande vantagem da linguagem XML, e que a caracteriza como a linguagem do futuro para Web, é o fato de ela ser a base para o desenvolvimento da Web Semântica, proporcionando que não apenas os usuários entendam as informações disponíveis na Web, mas também os agentes de software.
O componente básico em XML são os “elementos”, isto é, o texto limitado entre delimitadores (tags) < > ... (incluindo os próprios delimitadores) tal como pessoa, nome, idade e e-mail. Ainda é possível associar atributos e comentários a elementos.
Abaixo temos um exemplo de linguagem XML, onde podemos ver como esta é uma linguagem simples de ser usada:
Para a apresentação da informação a XML conta com um grande aliado: a XSL (eXtensible Stylesheet Language), que funciona como um “conversor” da XML para a HTML.
Enfim, nesta aula podemos perceber como uma linguagem tão simples como a XML pode ser tão sofisticada e possuir uma extensibilidade tão grande, o que a torna uma linguagem promissora e indispensável para grandes companhias.
Um comentário:
Laíz,
Mire esta aplication de Web Semântica usando XML.
Postar um comentário