segunda-feira, 28 de maio de 2007

SQL

Sem dúvidas, umas das maiores funcionalidades da utilização de um sistema de bancos de dados é a possibilidade de realizar consultas aos dados, otimizando sua utilização pelo usuário. Essas consultas por sua vez, só são possíveis graças à SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada), uma linguagem para acesso e manipulação de Bancos de Dados.

Além de permitir o usuário realizar consultas, a SQL também possibilita a inserção, exclusão e atualização de registros, tabelas e índices (chaves) e ainda outras funções ligadas à segurança e eficiência.

Bastante simples e versátil, a SQL é ainda extremamente eficiente, principalmente por suas consultas especificarem a forma do resultado e não o caminho para chegar a ele, sendo assim uma linguagem declarativa.

Existem inúmeras funções de SQL, e determinadas bases de dados podem ainda implementar funções específicas que não têm necessariamente que funcionar em outras. Porém alguns operadores de consulta em SQL são básicos, como o SELECT, que juntamente com os operadores de refinamento WHERE, ORDER BY, DISTINCT, INNER JOIN, AND & OR E AS podem gerar consultas sofisticadas e que atendem o usuário da melhor forma possível. Há ainda as funções INSERT, UPDATE e DELETE, que permitem a inserção de novos registros e a atualização e exclusão de registros antigos, respectivamente. Para ver um exemplo de SQL em MS Accsess clique aqui.

É claro que estas são apenas algumas funções de SQL que tivemos a oportunidade de aprender nas nossas aulas de TI com a professora Renata, até mesmo porque para se tornar expert em programação de Bancos de Dados só mesmo fazendo uma especialização na área.

Apesar disso, só com essa noção inicial de Banco de Dados e SQL, fomos capazes de estruturar um Banco de Dados para um Sistema de eComerce de uma clínica médica fictícia, fazendo uma diversificação do seu atendimento através da marcação de consultas online pelos pacientes.

Nenhum comentário: