Muito se fala sobre ERP (Enterprise Resource Planning) hoje
Segundo a definição do próprio Fábio, ERP é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. Isso significa possuir um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional.
O ERP irá basicamente padronizar o sistema de informações da empresa, proporcionando assim uma grande economia de tempo nos processos, além de uma diminuição custos de transação. A implantação de um sistema de ERP também auxilia bastante na administração e gerenciamento da empresa, pois oferece a possibilidade melhoria de relatórios, fidelidade de dados, consistência e comparação de dados, devido à utilização de um critério único em todas as atividades da empresa.
Contudo, a implantação de um sistema de ERP não é simples, e deve haver uma análise da viabilidade de se implantar tal sistema na empresa, já que sua implantação depende de um planejamento prévio das mudanças necessárias, além de um conhecimento profundo dos processos da empresa. Outra dificuldade freqüente na implantação é a falta de infra-estrutura e usuários despreparados e em geral resistentes às mudanças.
Contudo os benefícios do ERP são inegáveis, sendo este um investimento muito interessante quando há viabilidade de sua implantação. Uma empresa implante o ERP poderá sem dúvidas reagir muito mais rápido às mudanças no ambiente empresarial, ganhando assim uma grande vantagem competitiva e recuperando o valor investido no sistema rapidamente.